top of page
contato67633

Como colocar o autocuidado em prática



Pra você, o que é cuidado? Quando somos crianças, nos acostumamos a ter alguém sempre ali por nós, nos cuidando. Mães, pais, outros familiares e professores se tornaram nossas maiores referências de cuidadores. Os médicos com certeza entram nessa lista, mas talvez não para a visão de uma criança. Comer legumes, tomar vacina, fazer exames... esses eram os tipos de cuidados que a gente costumava não gostar.

AUTORRESPONSABILIDADE, AUTONOMIA EM SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO

Mas com o amadurecimento, chega a noção de autorresponsabilidade. Passamos a entender que os cuidados em saúde são de extrema importância, mesmo que um pouco incômodos, e que só cabe a cada indivíduo assumir o controle da própria vida e da própria saúde, exercendo a autonomia em saúde. O autocuidado e a autonomia em saúde são as práticas que um indivíduo assume para cuidar e promover qualidade de vida para si mesmo.

Ninguém mais nos pega pela mão e diz quando devemos agendar uma consulta, beber mais água ou quando o estresse do trabalho já passou dos limites. Por isso, para conseguirmos praticar o autocuidado e a autonomia em saúde, precisamos primeiro focar no autoconhecimento.

O autoconhecimento é a chave de toda a Medicina Integrativa. Conhecer as próprias fortalezas e limitações nos dá a noção que precisamos para reequilibrar a nossa vida em momentos de necessidade. Para te ajudar com isso, você pode contar com a Roda da Saúde.

O QUE É A RODA DA SAÚDE?

A Roda da Saúde é a sua vida. Um círculo é dividido em 12 aspectos que são importantes para a sua saúde física, emocional, espiritual e social. Através dele, você é convidado a avaliar esses aspectos, dando uma nota de 0 a 10, como a práticas de exercícios físicos, lazer, crenças e valores, alimentação e também o autocuidado. Dessa forma, é só colorir até o número escolhido. O ideal para sua vida é que se crie um círculo, onde há EQUILÍBRIO entre todas as faces da saúde.

Você pode baixar a Roda da Saúde aqui: Roda da Saúde Henrisa.

OS 7 PILARES DO AUTOCUIDADO

Após esse exercício de autoconhecimento, é necessário primeiro uma mudança de mentalidade antes da transformação no comportamento. Mudar hábitos não é fácil ou instantâneo. É preciso disposição e comprometimento. Antes de prosseguirmos, te convidamos a reflexão: o que te impede de atingir os seus objetivos? Há espaço no seu dia a dia para você exercer o autocuidado? Você está disposto a abrir mão de hábitos e crenças limitantes?

Use a Roda da Saúde para te ajudar a organizar os seus pensamentos. E quando tiver feito, aqui na Henrisa nós estaremos de abraços abertos para te ajudar nessa jornada em busca de saúde e qualidade de vida, te auxiliando a assumir o controle da sua própria saúde através do autocuidado. Nós nos baseamos nos 7 pilares do autocuidado, que, se praticados diariamente, reduzem os riscos de doenças físicas e mentais.

1) Conexão entre mente e corpo

2) Movimento, exercícios e descanso

3) Nutrição

4) Desenvolvimento pessoal e profissional

5) Ambiente físico

6) Gerenciamento do stress

7) Espiritualidade


E é dessa forma que a Henrisa atua: guiando a mudança de hábitos e atitudes para que sua vida faça mais sentido. Na sua agenda, a prioridade deve ser VOCÊ e a sua SAÚDE.

H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!

Fonte:

– Instituto de Psiquiatria Paulista.


47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page