top of page
contato67633

ENXAQUECA? Comece pelo YOGA



A enxaqueca é uma doença invisível, porém incapacitante. Não é uma simples condição passageira. Essa "dor de cabeça" deixa a sensação de invalidez: ela não tem dia ou hora marcada para acontecer, e quando resolve dar as caras, todos os planos precisam ser adiados ou remarcados. Entendemos que pessoa que sofre com enxaqueca se torna uma refém da doença, e encontrar e evitar os "gatilhos" se torna uma luta constante. Por isso, a Henrisa oferece nas práticas complementares grandes aliados para o alívio de dores crônicas, entre eles está o Yoga.


UM POUCO SOBRE UM DOS PRINCIPAIS MALES DO SÉCULO

Existem mais de 150 tipos de dores de cabeça, e a enxaqueca é um dos mais comuns. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse mal atinge cerca de 1 a cada 7 pessoas, NO MUNDO, sendo mais de 30 milhões de pessoas enfrentando a mesma situação. É uma doença invisível, não possui marcas físicas, hematomas ou lacerações, e não pode ser diagnosticada por exames de sangue. Mas a principal sensação descrita pelos pacientes é a do "coração batendo dentro da cabeça" ou então a sensação de que "a cabeça vai explodir".


A dor intensa, geralmente apenas em um dos lados da cabeça, vem acompanhada de latejamento, enjoos, vômito e a intolerância a luz, sons e cheiros fortes. Os sentidos ficam hiperestimulados durante uma crise, e é por isso que as pessoas tendem a procurar locais escuros, calmos e silenciosos para aliviar os sintomas. O "pescoço travado" também chega para completar o combo do sofrimento, com o cansaço e a falta de foco, que podem se estender até quando a dor em si já passou. Mas o principal problema está na sua duração e periodicidade: a enxaqueca pode se estender por hora e até mesmo dias, se intensificando com o tempo, e aparece com frequência, sem hora marcada ou aviso. Por isso, pessoas com enxaqueca tem 80% de chance de desenvolver depressão.


VOCÊ SE ENQUADRA NESSES SINTOMAS?

SAIBA COMO O YOGA PODE TE AJUDAR!


Roupas confortáveis, posições de alongamento, meditação e música relaxante. É assim que a maioria das pessoas imagina que seja uma aula de Yoga. Mas é muito mais que isso, o Yoga é uma forma de intervenção que conecta mente e corpo, que incorpora sim sequências de posturas, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação guiada, no entanto, é também uma forma de levar a vida e de buscar a cura através do autoconhecimento. O Yoga busca harmonizar o corpo com a mente e com a respiração.


Há comprovação científica de que as práticas de Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, massagem, meditação, biofeedback e o Yoga são eficazes para o tratamento da enxaqueca. Estudos realizados na Índia demonstraram que: 1h de prática de Yoga, por pelo menos 5 dias na semana, ajudou na redução da INTENSIDADE, DURAÇÃO E FREQUÊNCIA da enxaqueca. Além disso, ao comparar o tratamento com medicamentos, toxina botulínica e Yoga, os melhores resultados foram encontrados nos pacientes tratados com os medicamentos e Yoga.


O Yoga pode te ajudar a assumir de novo o controle sobre a sua própria vida. Essa é uma das principais missões da Henrisa. Não deixe a enxaqueca dominar você, conte com a nossa equipe de Medicina Integrativa para vivenciar o que é saúde de verdade.


H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!


Fonte:

– Millstine, D., Chen, C. Y., & Bauer, B. (2017). Complementary and integrative medicine in the management of headache. BMJ (Clinical research ed.), 357, j1805.

– Sociedade Brasileira de Cefaleia.

– Fundação Sanepar.

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page