top of page

MASSAGEM AYURVEDA

  • contato67633
  • 15 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura


Uma massagem cujos benefícios para a saúde equivalem ao triplo de horas caminhando? Famosa por seus efeitos relaxantes, a massagem de origem indiana, além de ser benéfica para a saúde corporal, equilibra corpo, mente e energia, através da mistura de técnicas do Yoga e da Ayurveda. Segundo especialistas, a massagem com óleos desobstrui o fluxo energético do corpo, alivia dores, desintoxica o organismo, alivia o estresse, sintomas depressivos e distúrbios do sono, além de estimular a cura através do AUTOCONHECIMENTO. Por isso, a Massagem Ayurvédica é uma das terapias complementares mais famosas na Medicina Integrativa.


MAS O QUE É AYURVEDA?


A Ayurveda é uma forma de se fazer medicina baseada na Medicina Oriental. A Massagem Ayurvédica é apenas um de seus pilares, abrangendo ainda práticas de banhos, compressas, sugestões alimentares, Yoga, exercícios físicos e o uso de medicamentos naturais, sempre em busca de melhorar a qualidade de vida do paciente. O médico especialista indiano, Bokkulla Ramachandra Reddy, foi pioneiro e introduziu seu conhecimento sobre a Ayurveda no Brasil há mais de 20 anos. Atualmente, é utilizada em diversos hospitais e medicina integrativa por todo o país. Alinhada com a medicina tradicional, a Ayurveda traz excelentes resultados para os pacientes que buscam assumir um papel ativo durante seu processo de cura.


COMO É FEITA A MASSAGEM?


A Massagem Ayurvédica tem duração de cerca de uma hora e meia, a depender da necessidade de cada paciente, sendo repetida semanalmente. O massagista especialista na técnica lubrifica as mãos e o corpo do paciente com produtos naturais, como o óleo de gergelim, girassol, mostarda e amêndoas e através de toques intensos e posições inspiradas no Yoga, realiza a massagem partindo da coluna e se estendendo para o pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto. As sessões podem ser doloridas quando atingem algumas regiões do corpo onde se concentram os pontos de tensão e estresse, mas geralmente os praticantes costumam relatar sensações prazerosas e de relaxamento.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM AYURVÉDICA?


Além de aliviar o estresse e pontos de tensão na musculatura do corpo, as sessões são conhecidas por:


- Promover hidratação e rejuvenescimento da pele;

- Diminuir a celulite;

- Estimular a circulação sanguínea;

- Fortalecer o corpo;

- Melhorar a flexibilidade;

- Regula o apetite e a atividade intestinal;

- Melhora os distúrbios do sono e sintomas depressivos;

- Promover a sensação de vitalidade e

- Aliviar dores crônicas.


E O QUE DIZEM OS ESTUDOS CIENTÍFICOS?


Ao contrário do que muitos pensam, as técnicas de medicina oriental não são incompatíveis com a medicina tradicional, e funcionam como uma forma de intensificar os resultados de prevenção e cura de doenças, estimulam a sensação de bem-estar e melhoram a qualidade de vida e longevidade. Dessa premissa parte o trabalho da Medicina Integrativa e da Henrisa, fundindo o MELHOR que a medicina tradicional tem a oferecer com o MELHOR da medicina oriental. Um estudo de 2017, publicado no Jornal de Medicina Complementar e Alternativa, mostra bem os benefícios dessa associação. O estudo foi feito em pacientes com dor lombar crônica, que receberam tratamento associado entre fisioterapia e Massagem Ayurvédica. Chegou-se a conclusão que a Massagem Ayurvédica é eficaz para o tratamento da dor crônica a curto prazo.


H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!


Fonte:

– Kumar, S., Rampp, T., Kessler, C., Jeitler, M., Dobos, G. J., Lüdtke, R., Meier, L., & Michalsen, A. (2017). Effectiveness of Ayurvedic Massage (Sahacharadi Taila) in Patients with Chronic Low Back Pain: A Randomized Controlled Trial. Journal of alternative and complementary medicine (New York, N.Y.), 23(2), 109–115.

– Aderson Moreira Da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Ayurveda.

– FAPESP na mídia, Medicina Integrativa, 2010.

– Conheça a Massagem Ayurvédica, Personare.

– Massagem Ayurvédica, Start Glow terapias.

 
 
 

Comments


bottom of page