top of page
contato67633

O que é Medicina Integrativa, segundo os cientistas


Antes de pensarmos no que é Medicina Integrativa sobre a visão da ciência, é necessário abordar alguns conceitos. Para você, o que é SAÚDE e QUALIDADE DE VIDA? Para a maioria das pessoas, esses termos possuem um significado superficial: alguns diriam que "é praticar atividades físicas e se alimentar bem", outros olham para os números no papel e dizem que "é estar com os exames normais", mas parece que um consenso existe "é viver sem doenças". Mas para a Medicina Integrativa, a busca por saúde e qualidade de vida é bem mais complexa.


O QUE É E O QUE NÃO É MEDICINA INTEGRATIVA?


Segundos os cientistas, a Medicina Integrativa não é um tipo de medicina, mas sim uma maneira de se fazer medicina, onde a pessoa é considerada como um todo: CORPO, MENTE E ESPÍRITO. Por isso, aqui não cabem conceitos rasos. Nessa abordagem, a saúde não é vista como a ausência de doenças, e não se foca apenas na cura das enfermidades. A saúde é uma das formas de se conseguir qualidade de vida. E qual a melhor forma de garantir essa qualidade a longo prazo? Através do EQUILÍBRIO entre os três pilares, e nisso entra a PREVENÇÃO das doenças.


Trabalhamos com a seguinte base: PREVENIR É MELHOR DO QUE TRATAR. E falamos um pouco, na matéria anterior aqui do site, que prevenir dá muito menos trabalho do que tratar as doenças: evita sofrimentos, gastos, efeitos colaterais e consequências irreversíveis para o seu corpo. Temos como objetivo associar métodos TRADICIONAIS e COMPLEMENTARES de medicina, com foco no paciente, buscando o equilíbrio entre os aspectos físico, mental, espiritual e social.


E COMO ISSO É FEITO NA PRÁTICA?


É importante frisar que a Medicina Integrativa não se opõe a medicina tradicional, que se baseia no tratamento das doenças com consultas médicas, realização de exames, uso de medicamentos e cirurgias. Mas sim traz formas de INTEGRAR a ela formas de medicina consideradas complementares e alternativas. Assim, é ofertado para o paciente o que há de melhor na medicina tradicional, associada as abordagens complementares. Aqui na Henrisa, oferecemos consultas médicas e integrativas, acompanhamento nutricional, aulas de Yoga, massagem Ayurveda, práticas de gerenciamento de stress e outras medidas específicas para cada paciente.


RELAÇÃO MÉDICO / PACIENTE


Como foram as suas últimas consultas ao médico? Nós temos uma ideia: você expôs as suas dores e queixas, e o médico propôs exames clínicos e laboratoriais para investigar qual era o problema. E quando descoberto, algum medicamento foi receitado para o tratamento, certo? A relação entre médico e paciente, nesse caso, é de subordinação do paciente. Na Medicina Integrativa, essa relação é de IGUA PARA IGUAL. Todos os aspectos emocionais, psicossociais, ambientais e espirituais são investigados, e não apenas aqueles que podem ser sinalizados por exames. A sua palavra vale muito.


Por meio da colaboração interdisciplinar entre medicina tradicional e complementar, o médico expõe para o paciente as melhores alternativas de prevenção e tratamento, e é o paciente quem decide qual caminho deve ser seguido, baseado nos seus próprios valores, crenças e nas evidências científicas. Aqui você é ativo no processo de escolha e tem autonomia e responsabilidade sobre a sua própria vida. Estudos demonstram que essa técnica aumenta, e muito, a adesão e as chances de cura.


Além disso, na Medicina Integrativa, você recebe o atendimento de uma EQUIPE especializada. Não é apenas feita a oferta das terapias complementares para problemas isolados. Por exemplo, se você se queixa de uma dor no joelho, não é simplesmente indicado sessões de acupuntura. A equipe investigará as causas dessa dor de modo multidisciplinar, criará um plano de ação, empoderamento, com expectativa positiva de cura, acompanhamento e suporte durante todo o tratamento. O mesmo acontece quando paciente vem buscando a prevenção e qualidade de vida.


Está em busca de QUALIDADE DE VIDA? Conte com a Equipe de Medicina Integrativa da Henrisa! Aqui você tem o melhor atendimento em saúde de verdade.



H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!


Fonte:

– Fortney, L., Rakel, D., Rindfleisch, J. A., & Mallory, J. (2010). Introduction to integrative primary care: the health-oriented clinic. Primary care, 37(1), 1–12. [doi.org/10.1016/j.pop.2009.09.003](https://doi.org/10.1016/j.pop.2009.09.003)

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page