top of page
contato67633

O S T E O P A T I A



Como acabar com as dores nas costas e pescoço? OSTEOPATIA!

Nas consultas médicas tradicionais a DOR nem sempre é enxergada do modo como deveria. Quando um paciente se queixa de dor, a reação principal dos doutores é receitar algum medicamento para o alívio momentâneo da mesma. Inovando a forma de se fazer medicina e contrariando essa premissa de lidar apenas com os sintomas superficiais, chega a OSTEOPATIA, onde se busca o equilíbrio de todo o corpo.


O QUE É OSTEOPATIA?


A Medicina Osteopática foi fundada em 1800 nos Estados Unidos (Kirksville, Missouri) por um médico que reconheceu que as práticas médicas da época costumavam causar mais danos do que benefícios. Ele criou um sistema de atendimento baseado na capacidade inata do corpo de se curar, sabendo considerar a influência do estilo de vida e convivência em comunidade na saúde das pessoas. A Osteopatia é super benéfica tanto para o tratamento de dores e condições já existentes, quanto para a prevenção das mesmas.


NO QUE SE BASEIA A OSTEOPATIA?

Essa nova forma de se fazer medicina possui 4 princípios como base:


1) O corpo é uma unidade; a pessoa é uma unidade de corpo, mente e espírito.

2) O corpo é capaz de autorregulação, autocura e manutenção da saúde.

3) Estrutura e função estão reciprocamente inter-relacionadas.

4) O tratamento racional é baseado na compreensão dos princípios básicos da unidade do corpo, autorregulação e a inter-relação de estrutura e função.


MAS, O QUE ISSO QUER DIZER NA PRÁTICA?


A Osteopatia se foca na dor, onde ela está localizada, e entende que a origem pode ser o DESEQUILÍBRIO CORPORAL. Por exemplo, quando um paciente chega ao consultório com uma dor no quadril que já se arrasta por meses, sem sucesso de cura, o fisioterapeuta osteopata não trabalhará apenas no quadril, ele investigará o CORPO INTEIRO para encontrar a causa de determinada dor. Que nesse caso, poderia ser devido a uma torção no tornozelo.


E para isso, é necessário um grande conhecimento da anatomia e fisiologia humanas. No Brasil, os fisioterapeutas são os únicos profissionais habilitados a trabalhar com osteopatia, regulamentados pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Além de possuírem os conhecimentos teóricos e práticos necessários, são treinados para olhar a pessoa na totalidade, vendo mais que um conjunto de sistemas de órgãos e partes do corpo.

EM QUE CASOS A OSTEOPATIA É RECOMENDADA?


Por considerar o corpo como um todo, a Osteopatia é indicada para qualquer pessoa, de qualquer idade, que já tenha alguma doença ou dor prévia, ou esteja em busca de melhorar a qualidade de vida e prevenir desequilíbrios futuros. Ela é usada principalmente para as ****patologias do sistema musculoesquelético****, como as algias vertebrais (torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, síndrome do piriforme, hérnias de disco). Ou seja: para as famosas dores nas costas e pescoço! Entretanto, ela também trata outras patologias.


Em breve comentaremos mais sobre as demais patologias tratadas pela Osteopatia.


Você pode contar com a equipe de Medicina Integrativa para Henrisa para atingir maior qualidade de vida e bem-estar! Agende uma consulta.


Quer saber mais sobre como a Medicina Integrativa atua? Clique aqui


H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!


Fonte:

– American Association of Colleges of Osteopathic Medicine (AACOM).

29 visualizações0 comentário

コメント

コメントが読み込まれませんでした。
技術的な問題があったようです。お手数ですが、再度接続するか、ページを再読み込みしてださい。
bottom of page