top of page
contato67633

Pergunta: Pra você, o que é ter saúde?



Para a maioria das pessoas, a resposta para a pergunta do título é instantânea: "é não estar doente". A nossa definição de saúde costuma ser assim, rasa, restrita a pensar na ausência dos males. Provavelmente, a definição de felicidade seguiria a mesma linha "é não estar triste". Nos acostumamos a saber muito bem o que não queremos, o que nos traz mal-estar. Mas, e o que nos faz felizes, e acima de tudo, saudáveis?


UMA NOVA DEFINIÇÃO DE SAÚDE


É difícil sabermos o que é ter saúde quando essa é uma realidade distante. Nos sentimos "saudáveis" quando estamos em um estado de conformidade, que nos permite levantar da cama todos os dias de manhã e chegar até o trabalho. Caso chegue um resfriado, uma dor de garganta, ou até uma conjuntivite, aí pronto, com o atestado na mão consideramos que isso é doença e não estamos mais saudáveis.


Mas o conceito de saúde vai muito além disso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “completo bem-estar físico, mental e social". O senhor Google, pai de todas as respostas, define como o "estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar". Nas duas respostas existe um consenso: a definição de saúde não se restringe ao corpo físico.


TER SAÚDE É TER QUALIDADE DE VIDA


E para isso, é necessário que os três principais pilares da nossa existência estejam em harmonia: mente, corpo e espírito.


Corpo: o corpo faz referência à saúde física. Mas ter saúde não se resume a ausência de doenças ou estar com os resultados dos exames "dentro dos valores de referência". A saúde do nosso corpo é apenas uma das faces da saúde.


Mente: a mente faz referência à saúde mental. Ter saúde mental não é ser feliz o tempo todo, é não reprimir os próprios sentimentos, ter um propósito de vida, sentir-se valorizado e ter a força necessária para enfrentar os desafios do dia a dia. Aqui também entra o conceito de saúde social. Um crescente número de pesquisas mostra que os laços sociais são tão importantes para a nossa saúde quanto a dieta e os exercícios.


Espírito: a saúde espiritual não tem nada a ver com religião. A espiritualidade é a conexão individual da pessoa com Deus, com o universo ou com a energia que rege o mundo, de acordo com suas crenças pessoais.


Esses três pilares estão intimamente conectados, é por isso que a prática de exercícios físicos, por exemplo, possui grande influência na saúde mental, trazendo mais disposição e diminuindo o estresse. Do mesmo modo, funcionam as práticas complementares como o Yoga, Reik e Massagem Ayurveda, que conseguem gerar resultados de melhora nos três aspectos, na saúde física, mental e espiritual.


Na Henrisa, trabalhamos com o seguinte foco: prevenir é melhor do que tratar. E através da prevenção, nós te ajudamos a alcançar qualidade de vida, pois não basta não ter doenças, é preciso viver com qualidade. Nós trabalhamos nos três pilares da saúde por meio da medicina tradicional e de práticas complementares, estimulando sempre o autocuidado e a autorresponsabilidade. Aqui, você aprende a assumir o controle da sua própria saúde.


H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!


Fonte: – SPSP Society for Personality and Social Psychology, CREATING A NEW DEFINITION OF WHAT IT MEANS TO BE HEALTHY, 2016.


148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page