top of page
contato67633

Se você é único, seu check-up também deve ser



Colesterol, triglicérides, hemograma, glicemia, pressão... começo de ano pede um CHECK-UP COMPLETO? Mas... completo para quem? Entenda como a Medicina Integrativa previne doenças e promove saúde de forma individualizada.


Apesar de sermos todos seres humanos, cada pessoa é um ser ÚNICO, com suas crenças, hábitos, estilo de vida, classe social, ancestralidade, ambiente de trabalho e moradia próprios. Já sabemos que todos esses fatores têm grande poder de influenciar a saúde e qualidade de vida. Por exemplo, vemos todos os dias notícias sobre as doenças mais predominantes em determinados países, os "top 10 empregos que mais geram estresse", e como os riscos de câncer aumentam caso um parente direto receba o diagnóstico.


Por isso, como uma receita predefinida de exames poderia ser o ideal para monitorar a saúde de todos?


O check-up anual continua sendo importante. Mas o que leva a saúde não são os excessos em consultas médicas e exames laboratoriais, e sim a PREVENÇÃO, o AUTOCONHECIMENTO, a movimentação POR DENTRO, e é isso o que a Medicina Integrativa faz, ajudando a reconhecer as reais causas das doenças e como os nossos hábitos e comportamentos influenciam na nossa saúde e qualidade de vida.


ETAPAS DA PREVENÇÃO

Para entender o porquê dos excessos de exames fazerem mal à saúde, é preciso entender as etapas de prevenção. A PREVENÇÃO PRIMÁRIA busca reduzir os fatores de risco que podem causar uma doença (etapa onde mais se concentra a Medicina Integrativa), a PREVENÇÃO SECUNDÁRIA entra em ação quando o risco ou doença já existe, e através de exames e consultas promove o tratamento, e a PREVENÇÃO TERCIÁRIA age nos casos mais graves, onde há danos causados, promovendo a reabilitação do paciente. Agora, existe ainda em PREVENÇÃO QUATERNÁRIA, onde entram os excessos. Tais exames e condutas médicas supérfluas podem ter o efeito contrário do esperado, gerando informações errôneas, expondo o paciente a mais exames e medicamentos desnecessários que podem prejudicar sua saúde e bem-estar.

QUAL O MELHOR MODO DE CUIDAR DA SUA SAÚDE?


A qualidade é a chave. Ao invés de se expor a inúmeros exames anuais desnecessários, se consulte com uma equipe profissional que saberá te enxergar por completo. Mais de 70% dos diagnósticos são realizados através de uma boa ANAMNESE, ou seja, a simples consulta médica no consultório. Ainda mais quando se fala em MEDICINA INTEGRATIVA. Aqui na Henrisa, buscamos sempre um relacionamento aberto entre médico e paciente. Primeiro é realizada a triagem e avaliação do paciente por toda a equipe (médicos, pediatras, nutricionistas, psicólogos), onde através da consulta médica, análise do histórico pessoal e familiar, estilo de vida e queixas do próprio paciente serão determinados quais exames tradicionais e complementares podem ser úteis.

Dessa forma, os resultados dos exames auxiliarão na criação do plano para que aquela pessoa em específico consiga melhor qualidade de vida e longevidade. Tal planejamento é feito pela equipe, em conjunto com o paciente, pois se trata de um processo ativo: o paciente exerce a autorresponsabilidade, autoconhecimento e autocuidado. Assim, o check-up torna-se, na verdade, uma revisão anual individualizada em saúde, com plena participação do paciente durante todo o processo.


H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!

Fonte:

– Saúde Plena (Dr. Erickson Gontijo membro do núcleo de Geriatria e Gerontologia do HC-UFMG).

17 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page