top of page
contato67633

Seu filho precisa ser visto de forma INTEGRAL pelo pediatra



A Medicina Integrativa também pode ser muito benéfica para as crianças. Imagine só, se desde tenra idade, você tivesse um acompanhamento médico focado na prevenção das doenças e principalmente, em te ensinar o que é ter SAÚDE de verdade: alcançando o equilíbrio entre seu corpo, sua mente e seu espírito. Essa é uma ótima forma de crescer e envelhecer, não é mesmo?

E para os nossos pupilos, nós queremos sempre o MELHOR, especialmente na época em que não estaremos mais aqui para cuidar deles.


O QUE A PEDIATRIA INTEGRATIVA ABRANGE?

É importante frisar que as crianças não são pequenos adultos, e os estudos que avaliam tratamentos apenas em adultos, não podem ser aplicados nas crianças sem uma visão cuidadosa. A Pediatria Integrativa começa no reconhecimento da necessidade de ver a criança como um todo, inserida no seu contexto e ambiente familiar e social, e as relações que a envolvem.


Dessa forma, a Medicina Integrativa, nas crianças, integra os cuidados da medicina tradicional, e as modalidades complementares, onde o modelo holístico abrange a nutrição, opções de estilo de vida, saúde psicológica e social, através de técnicas como massagens, acupuntura, homeopatia, yoga, acompanhamento psicológico, consultas e exames periódicos ao médico.


Os princípios desse tipo de cuidado se baseiam em: considerar a criança no contexto (familiar, ambiente onde mora e estuda, classe econômica e social, e genética), no relacionamento da criança com as pessoas ao seu redor, seu bem-estar, prevenção de doenças, colaborações com outros profissionais médicos, empoderamento e em terapias individualizadas a depender das necessidades de cada criança.

MAS COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO PEDIÁTRICO INTEGRATIVO?


O atendimento é realizado por uma equipe de Medicina Integrativa. Em um primeiro momento, é feito o diagnóstico de possíveis patologias presentes e a determinação de quais seriam as práticas tradicionais e complementares ideais para a criança. Após essa avaliação inicial, são discutidas e decididas com a família mudanças úteis no estilo de vida, envolvendo a dieta, exercícios físicos, rotina de sono e horários.


Vitaminas e suplementos podem ser indicados, de acordo com as queixas apresentadas e resultados de exames. Um plano de gerenciamento de estresse também é traçado, onde os pais ou responsáveis, e os filhos, devem aprender habilidades mentais e corporais. É importante a participação dos pais em todo esse processo de mudança de hábitos de vida, pois a criança tente a vê-los como modelo.

Em casos de doenças prévias ou que surgem durante o processo, são empregados os tratamentos convencionais, com fármacos, médicos especialistas, terapias de reabilitação e acompanhamento da saúde mental com psicólogos e psiquiatras. No entanto, o diferencial é que tal tratamento conta com a total participação da família e da criança, onde juntos, médico e família, escolherão a melhor maneira de prosseguir.


Para cuidar da criança como um todo, as recomendações para a PREVENÇÃO de futuras doenças entram de forma a manter a qualidade de vida, o bem-estar e o envelhecimento saudável. Um plano de rastreamento e acompanhamento periódico também é fundamental para a manutenção da saúde.


Por isso, a Medicina Integrativa é a MELHOR forma de cuidar de quem amamos. Agende uma consulta e conheça mais sobre essa, que é considerada por muitos médicos especialistas, a MEDICINA DE VERDADE.


H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!

Fonte:

– Becker, D. K. (2017). Pediatric Integrative Medicine. Primary Care: Clinics in Office Practice, 44(2), 337–350.

19 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page