top of page
contato67633

Tem jeito de PREVENIR o câncer de próstata? Saiba como uma Equipe de Med. Integrativa pode te ajudar


Você sabe qual é o principal problema de saúde pública, no MUNDO? É o câncer. Está entre as principais causas de morte em pessoas abaixo dos 70 anos. Mas o câncer de próstata, em específico, é visto como um câncer da terceira idade, pois praticamente 75% dos casos acontecem em homens depois dos 65 anos. O que é um bom sinal, pois simboliza que há muito tempo para se tomar as medidas de PREVENÇÃO necessárias. O que você talvez ainda não saiba, é que a Medicina Integrativa pode te ajudar durante esse processo.

No geral, a taxa de incidência do câncer é bem maior nos HOMENS, chegando a 15% a mais do que nas mulheres, sendo os 5 tipos de câncer mais frequentes neles: 1º) câncer de pele não melanoma, 2º) próstata, 3º) cólon e reto, 4º) pulmão e 5º) estômago. Em países da América do Norte, Oceania, Europa e regiões mais desenvolvidas da Ásia, os índices de mortalidade devido ao câncer de próstata tem diminuído, o que está associado ao diagnóstico precoce. Entretanto, no Brasil, essa taxa de mortalidade vem crescendo a medida que os fatores de risco aumentam e o acesso ao tratamento diminui.


MAS COMO A MEDICINA INTEGRATIVA ATUA?


Nossa Equipe de Medicina Integrativa pode ajudar na PREVENÇÃO de todos os tipos de câncer. Como os estudos mostraram, a incidência do câncer de próstata está relacionada a fatores de riscos associados à hábitos e falta de atenção com a própria saúde. Nos outros tipos de câncer, ocorre o mesmo fenômeno: há uma queda na incidência dos causados por infecções, e aumento dos associados à hábitos, estilo de vida, condições socioeconômicas e urbanização, como o sedentarismo, dieta desbalanceada, tabagismo, entre outros fatores.

A Medicina Integrativa trabalha com a seguinte base: PREVENIR É MELHOR DO QUE TRATAR. Temos como objetivo associar métodos usuais e complementares de tratamentos da saúde, com foco no paciente, buscando o EQUILÍBRIO entre os aspectos físico, mental, espiritual e social, através de consultas médicas e integrativas, acompanhamento nutricional, aulas de yoga, massagem Ayurveda, práticas de gerenciamento de stress e outras medidas específicas para cada paciente.


EXISTE COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA?


Alerta de spoiler: EXISTE SIM! Mas primeiro, vamos olhar para quais são os principais fatores de risco do câncer de próstata: segundo um estudo divulgado em 2016, realizado por cientistas da Universidade de Medicina da Indonésia, esse tipo de câncer está associado à fatores como a idade, descendência, histórico familiar, estilo de vida, dieta, ambiente de moradia e de trabalho, infecções sexualmente transmissíveis, obesidade, tabagismo, alcoolismo e dieta, e vários desses fatores podem ser trabalhados e revertidos através das práticas da Medicina Integrativa.


VAMOS PARA A PRÁTICA, COMO POSSO ME PREVENIR?


DIETA: Os estudos mostram que uma dieta onde há grande consumo de gordura animal saturada aumenta os riscos de câncer. Esse tipo de gordura está presente no leite e derivados. O mesmo acontece com o consumo de carne, havendo grande relação entre a quantidade de carne consumida e a incidência do câncer e taxas de mortalidade. Por isso, uma das formas de prevenção é diminuir a quantidade desses alimentos na sua rotina.

Aqui na Hernisa, você pode contar com ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL qualificado, a fim de reequilibrar a sua dieta e incluir alimentos que possuem substâncias que comprovadamente são preventivos contra o câncer, como o chá verde e os suplementos vitamínicos. O chá verde, é muito consumido em países asiáticos onde a incidência do câncer de próstata é baixa. Esse chá possui uma substância chamada epigalocatequina-3-galato, que previnem o desenvolvimento e a metástase do câncer.

E por fim, a suplementação: a vitamina E é um poderoso antioxidante, a vitamina D (produzida pelo corpo com a exposição ao sol, podendo ser encontrada também em alguns alimentos) quando em quantidades adequadas, diminuem em até 57% o risco de morte por câncer de próstata, e o alto consumo de selênio diminui de 16 à 28% os riscos.


– ATIVIDADE FÍSICA:

Tanto a dieta quanto a prática frequente de atividade física são FUNDAMENTAIS para prevenir o câncer de próstata. Os estudos científicos mostram as seguintes associações: há uma maior incidência de câncer de próstata entre homens sedentários. E o contrário também é verdade: com o aumento dos níveis de atividade física, a incidência do câncer diminui. A atividade física promove uma maior qualidade de vida, menos fadiga, menores níveis de PSA (uma substância produzida pela próstata em casos de inflamações e tumores no local).


– ESTRESSE e YOGA:

Um trabalho reuniu as informações obtidas através de 165 estudos e concluiu que o ESTRESSE, tal como pessoas com personalidades propensas ao estresse, com respostas emocionais negativas e má qualidade de vida, está diretamente relacionado a uma maior incidência e mortalidade causada por câncer de próstata, em homens que antes eram saudáveis. Ademais, o estresse pode levar ao consumo de substâncias como o cigarro, que possui mais de 60 químicos carcinogênicos, e o álcool, onde quanto maior o consumo, maiores são os riscos.

Encontrar atividades e soluções que proporcionem QUALIDADE DE VIDA e ALÍVIO DO ESTRESSE é essencial para manter o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. E como você pode conseguir isso? Na Henrisa, oferecemos a TERAPIA DE GERENCIAMENTO DE ESTRESSE, aulas de YOGA e a MASSAGEM AYURVEDA. Estudos mostram que o YOGA melhora também a ansiedade, angústia, gravidade dos sintomas e a náusea durante o tratamento do câncer. Já a Massagem Ayurveda, mistura técnicas do Yoga e da Ayurveda para desintoxicar o organismo e reduzir os sintomas de depressão e bloqueios emocionais.

É sabido que esses que sintomas aumentam o estresse, diminuem a eficácia do sistema imunológico de reconhecer o câncer como um inimigo. Por isso, as terapias e práticas complementares trazem muitos benefícios. Conte com a Henrisa nessa jornada!


-

H E N R I S A – Um novo olhar em saúde!

-


Fonte:

– Bray, Freddie et al. “Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries.” CA: a cancer journal for clinicians vol. 68,6 (2018): 394-424. doi:10.3322/caac.21492

– Perdana, N. R., Mochtar, C. A., Umbas, R., & Hamid, A. R. (2016). The Risk Factors of Prostate Cancer and Its Prevention: A Literature Review. Acta medica Indonesiana, 48(3), 228–238.

– Beynon, Rhona A et al. “Investigating the effects of lycopene and green tea on the metabolome of men at risk of prostate cancer: The ProDiet randomised controlled trial.” International journal of cancer vol. 144,8 (2019): 1918-1928. doi:10.1002/ijc.31929

– Lemanne D, Cassileth B, Gubili J. The role of physical activity in cancer prevention, treatment, recovery, and survivorship. Oncology (Williston Park). 2013 Jun;27(6):580-5. PMID: 23909073.

– Chida Y, Hamer M, Wardle J, Steptoe A. Do stress-related psychosocial factors contribute to cancer incidence and survival? Nat Clin Pract Oncol. 2008 Aug;5(8):466-75. doi: 10.1038/ncponc1134. Epub 2008 May 20. PMID: 18493231.

– Nagendra HR. Cancer: Prevention and Rehabilitation through Yoga. Int J Yoga. 2018 Jan-Apr;11(1):1-2. doi: 10.4103/ijoy.IJOY_71_17. PMID: 29343926; PMCID: PMC5769194.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page